Ao integrarmos a responsabilidade social em nossas práticas, o MJAB ajuda a enfrentar desafios sociais e ambientais no Brasil e no mundo, construindo um futuro mais justo e equitativo.

Marcos Joaquim

Responsabilidade Social

A responsabilidade social é pilar fundamental para o escritório. O MJAB busca colaborar com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária por meio do direito, contribuindo para um impacto positivo em causas sociais e ambientais.

Suas iniciativas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que têm como meta transformar o mundo em um lugar melhor até 2030. Por isso, no MJAB, a responsabilidade social é um compromisso diário que reflete os ideais e os valores do escritório, que une as habilidades jurídicas de sua equipe à dedicação a essa prática. Esse compromisso vai além do trabalho pro bono e se estende a ações que promovam a conscientização e a mudança efetiva.

O MJ Alves Burle e Viana tem como objetivo atuar como agente de transformação, utilizando o direito como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas. Ao abraçar a responsabilidade social em sua prática diária, a banca constrói um legado que transcende suas fronteiras e contribui para um futuro mais justo e sustentável.

  • Diversidade e Inclusão

O MJAB acredita que a diversidade é um valor intrínseco ao desenvolvimento humano e à construção de um ambiente de trabalho enriquecedor e inovador. Por isso, estamos comprometidos com a inclusão de diferentes perfis, valorizando a igualdade de oportunidades e a promoção de um local inclusivo para todas as pessoas.

As questões de gênero são constante preocupação do MJAB. O escritório busca promover a visibilidade, a representatividade e a participação das mulheres em diferentes cenários, incluindo o mercado de trabalho, cargos de liderança e a política. A banca foi responsável por desenvolver um projeto, em sua atuação Pro Bono, para apoiar mulheres nesse sentido, demonstrando seu comprometimento em contribuir para uma sociedade mais equânime.

  • Projetos e adesões

Apoiador do instituto SHE – Sustainable Humanitarian Empowerment, o MJAB atuou no desenvolvimento e na continuação desse projeto que é uma resposta sustentável às causas humanitárias de migração e refúgio.

O Instituto SHE foi criado como resposta aos recentes conflitos e à crise humanitária agravados no Afeganistão desde o fim de 2021, com o objetivo de auxiliar, por meio do direito, as famílias afegãs e outras que se encontram na condição de refugiados ou apátridas.

O projeto se desenvolveu e foi ampliado ao longo do tempo: a missão institucional é, hoje, para servir como base para o desenvolvimento de um modelo global de integração, empoderamento humanitário sustentável, direito dos refugiados e direito internacional humanitário.

O MJAB entende que a justiça é um direito essencial e um facilitador de todos os outros direitos, e estamos empenhados em contribuir para a inclusão sustentável daqueles que vieram ao Brasil em busca de refúgio ou de condições dignas de vida.

O escritório se juntou ao Fórum Empresas com Refugiados, uma iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e do Pacto Global da ONU Brasil. A adesão ao fórum reforça o compromisso da banca com os valores da iniciativa e reforça o seu envolvimento e responsabilidade com a causa, buscando o protagonismo na inclusão de refugiados na sociedade e, sobretudo, no mundo corporativo.