0%
Voltar

Abertas as inscrições para curso gratuito de raspagem de dados.

MJAB 30.10.17

Com vagas limitadas para 40 mulheres, o curso será ministrado no sábado, 18/11, pelo professor Fernando Massanori. As vagas são para jornalistas, economistas, advogadas ou para qualquer mulher que tenha interesse em automatizar o acesso aos dados públicos.

Inscreva-se aqui http://bit.ly/2y0ubMH

O curso irá abordar a introdução à programação com a linguagem Python, a raspagem de dados com algum código e exercícios. Durante a capacitação serão respondidas perguntas como: quanto o Brasil gastou na Copa do Mundo? Quantas escolas públicas existem, em funcionamento, sem água, luz e esgoto? Como é a evolução do PIB do Brasil, comparado ao do Chile e Uruguai? Quais são as postagens no Twitter em uma determinada região? Como extrair um texto de um PDF? Como é a evolução das menções da palavra “corrupção” no acervo da Folha?, entre outras.

Perfil do facilitador: Fernando Massanori é professor da FATEC São José dos Campos. Graduado em Computação pelo IME-USP, mestrado pelo ITA. Já desenvolveu projetos para Credicard Mastercard e Itaú BankBoston. Nos dois últimos anos deu mais de cem palestras e minicursos, na comunidade Python, viajando pelo Brasil e outros quinze países. É o criador do Python para Zumbis. Ministrou cursos de Raspagem de Dados para jornalistas na Editora Abril, Folha de SP e LabJor Unicamp. E para o público geral em Maceió (OxE Hacker Clube), Salvador (Raul Hacker Clube), São Paulo (Coletividad), Manaus (Coletivo Difusão), USP São Carlos, Federal de São Carlos, UDESC Joinville, Belo Horizonte, Federal do Ceará. Os contatos dele você encontra em https://about.me/fmasanori

Serviço

O quê? Curso “Dados Públicos: sua utilidade e como coletá-los”

Onde? Escritório do Lago Sul “MJ Alves & Burle Advogados”. SHIS, QI 09, conjunto 20, casa 3-5.

IMPORTANTE: É necessário que cada uma leve seu notebook.